O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). divulgou ontem o relatório do Índice de Desenvolvimento Humano. Dois dados fundamentais.
De um lado, a revelação da ascensão maior, nos últimos 5 anos, a despeito de todo o bloqueio econômico, registrada em Cuba (será que isso nada tem a ver com o fato de Cuba ter mais medalhas de ouro nos Jogos Panamericanos, do que o Brasil?), seguida de Venezuela e Tanzânia.
Do outro, reflexo da crise gerada pela concentração de privilégios nas camadas mais ricas, em prejuízo de direitos sociais surrupiados, a constatação de queda brutal dos Estados Unidos, da Coréia do Sul e de Israel.
Não é exagero afirmar. o que os dados do PNUD permitem supor. Mais que possível, o socialismo é uma ordem necessária. Não fosse o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos desde o início do processo revolucionáriio; não fossem os atos de vandalismo, terror e sabotagem promovidos pelos renegados que vivem em Miami, e financiados pela CIA, ao longo de todo este tempo, Cuba, uma ilha de 10 milhões de habitantes, sem recursos naturais significativos além do açucar, estaria disputando a cabeça de lista entre os de melhor IDH, no mundo. Haja má vontade, para só considerá-la como "ditadura"
As informações estão nos trechos do relatório destacados abaixo, assim como o ranking.
A íntegra do relatório está em http://hdr.undp.org/es/informes/mundial/idh2011/descargar/pt/
(...)Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Irlanda,Liechtenstein, Alemanha e Suécia completam o grupodos 10 primeiros países no IDH de 2011, mas, quandoo Índice é ajustado às desigualdades internas em termos de saúde, educação e rendimento, alguns dos países mais ricos caem do grupo dos 20 primeiros no IDH: os Estados Unidos passam do 4º para 23º lugar,a República da Coreia de 15º para 32º e Israel de 17º para 25º (...).
(...)O IDH de 2011 traça oprogresso ao longo de cinco anos para mostrar as tendências nacionais recentes: 72 nações subiram na classificação de 2006 para 2011, lideradas por Cuba (+10 para 51º), Venezuela e Tanzânia (+7 cada para 73º e 152º,respectivamente), enquanto outras 72 desceram, incluindo o Kuwait (-8 para 63º) e a Finlândia (-7 para 22º). (...)
Quem sou eu
- Milton Temer
- Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cuba coladinha com a "Suiça americana".Outra detalhe é a Filandia, que assim como as outras social democracias (Noroega, Suécia, etc)exemplo para mundo caiu, e muito!
ResponderExcluir