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Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bolívia:tribos contra estrada se abriam a madeireiras

É verdade que a construção de uma "carreteira" atravessando áreas de reserva indígena na Bolívia poderia trazer progresso econômico para o País. Mas a tentativa de implantá-la, sem consulta às tribos das regiões atingidas, exalava muito mais uma imagem de submissão aos interesses neoimperialistas brasileiros - a serviço das empreiteiras - do que uma justa decisão, acatada democraticamente.
Evo Morales se viu obrigado a recuar, e acatar uma lei da "intangibilidade do Tipnis" que lhe foi imposta ao final dos protestos. E aí vem a novidade: na aplicação da lei, a vida nos faz descobrir que os mesmos índios, que não aceitavam a rodovia, abriam o território para a exploração de madeireiras, cuja tradição predatória, ninguém desconhece. E a lei que impuseram, contra eles virou armadilha, pois perderam o porcentual que lhes era destinado na operação contra as florestas.
Tinham medo dos "cocaleros", mas se entregavam aos madeireiros. Segue a informação na reportagem, claramente editorializada contra o governo Evo, publicada no Valor Econômico de hoje


Evo agora 'sufoca' índios contrários 


à estrada na Bolívia




Por Fabio Murakawas | De São Paulo
O presidente da Bolívia, Evo Morales, começou a contra-atacar as centrais indígenas que o pressionaram a assinar uma lei que impede uma rodovia financiada pelo Brasil de atravessar uma reserva no centro do país. O governo determinou na sexta-feira a suspensão de licenças ambientais de empresas de turismo e madeireiras dentro do Território Indígena Parque Nacional Isiboro Sécure (Tipnis).
A medida é vista como um artifício de Morales para sufocar economicamente as comunidades da região e fazer com que os indígenas passem a pedir a anulação da lei que inviabilizou a estrada. "Essa é uma maneira de pressionar a gente do Tipnis, que antes recebia as receitas advindas dessas atividades e agora vão deixar de receber", disse ao Valor Humberto Gomez, diretor da Fundação Amigos da Natureza, em Cochabamba.
Gomez explica que essas são atividades economicamente importantes para os indígenas, que têm direito constitucional sobre o território. "As madeireiras obtiveram licenças legais e mantêm convênios com as comunidades, repassando a elas parte das receitas".
O atrito entre governo e indígenas começou em junho, quando a construtora brasileira OAS começou a abrir caminho para a construção de uma rodovia projetada para ligar os Departamentos (Estados) de Beni e Cochabamba. A obra tem financiamento de US$ 332 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e corta ao meio a reserva, de 1,2 milhão de hectares.
Sem terem sido consultados sobre o projeto, e temendo o avanço do plantio de coca no parque, os índios organizaram uma marcha de mais de 500 km até La Paz. O movimento teve um forte apelo popular, e Morales se viu obrigado a assinar uma lei que proíbe essa e qualquer outra estrada de atravessar o Tipnis. Os indígenas também pressionaram o presidente a incluir na norma a "intangibilidade" do Tipnis, o que acabou se tornando uma armadilha para eles.
Após a assinatura da lei, começou um bate-boca na mídia local entre membros do governo e líderes indígenas sobre os alcances do termo "intangibilidade". Para o governo, isso significa que nenhuma atividade econômica pode existir dentro do parque.
Um dia antes da suspensão das licenças, Morales esteve em San Inácio de Moxos, em Beni, e pediu a indígenas e moradores que pressionassem seus líderes pela execução da obra. "Fiz cumprir minha responsabilidade garantindo financiamento para a construção da estrada. Portanto, não peçam a mim, peçam aos dirigentes e deputados da região".
A suspensão das licenças foi vista como uma provocação por Fernando Vargas, presidente da Subcentral Tipnis, que liderou a marcha a La Paz. "Essa é uma decisão política, porque há uma negociação em curso sobre a regulamentação da lei", disse ele ao Valor. "Se o presidente quer gerar brigas entre os indígenas, ele está fazendo um chamado à violência no país."

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