Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Hillary/Kissinger. Bush/Obama/Nixon. Tempos distintos de uma mesma política intervencionista


A desavergonhada imersão dos Estados Unidos numa fantasia de "apóstolo da democracia", a cada dia, a cada notícia do Jornal Nacional sobre uma declaração de Hillary Clinton, só comprova uma inversão de tática, que nada tem de diferente, das políticas imperialistas que, nas décadas de 60 e 70 para promover, para além dos massacres sobre aldeias civis do Vietnam,  financiou e apoiou ditaduras sangrentas na América Latina. 
Qual das ações das forças armadas ianques em países estrangeiros representou implantação de regimes democráticos nessa última fase - a que pretende colocar "direitos humanos" como razão de condenação dos governos e regimes que não lhe rendem obediência - Iraque? Líbia? Afeganistão? 
Fndamental relembrar, portanto, um dos piores momentos do período Nixon-Kissinger: o golpe contra o governo socialista e libertário de Salvador Allende, no Chile, quando se iniciou o que Naomi Klein classificou a Teoria do Choque. A teoria que, por golpes de intensidade distinta, ou por submissão de governos socialdemocratas, hegemonizou processos de privatização e desregulamentação de economias progressistas, em benefício do grande capital - o financeiro em especial - em todos os continentes. É o que se apresenta neste vídeo.

Um comentário:

  1. Apenas para complementar. Aqui está completo e legendado "A doutrina do Choque" - http://www.youtube.com/watch?v=Y4p6MvwpUeo&feature=related

    ResponderExcluir