Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O 1ᵒ turno na França, suas possibilidades, e a ameaça visível

Excelentes os 11,7% de votos dados a Melenchon, candidato do Front de Gauche, nas presidenciais da França. Quem acompanhou os discursos nos comícios multitudinários, concorda ter sido um porcentual elevado, visto ter sido conquistado numa campanha sem concessões ideológicas ou de princípios. Saiu dos 2% iniciais, falando em "luta de classes" e em "Revolução Cidadã" contra o grande capital; defendendo imigrantes e combatendo a xenofobia crescente no País. Não é pouca coisa num contexto em que a sufocante mídia conservadora - num cantochão semelhante em todas as partes do mundo - aposta tudo na desqualificação da política, de molde a impor o "livre mercado" e o "Estado mínimo", sem regras nem freios, como a única forma válida - a pensée unique -  de preservar a "liberdade individual", ou a restauração da "ordem natural",. Uma ordem onde o mais forte tem a lei ao lado para trucidar o mais fraco, tão a gosto dos predadores sociais.
Aterrorizantes, no entanto, os 18% destinados à nazi-fascista Marine LePen. Quem acompanhou seus discursos em comícios de campanha não pode deixar de constatar a semelhança metodológica com o histrionismo do precursor do modelo, um certo Adolfo Hitler, num quadro de crise européia proporcionalment semelhante ao atual, por volta dos anos 30 do século passado. Era o combate simultâneo ao  "sistema" - sem que isso seja definido ao qualificar os agentes - causador do desemprego e da insegurança dos franceses. Toda aquela demagogia patrioteira que, na praça, denuncia os poderosos, para com eles se acertar nos corredores inacessíveis ao controle público, nos acertos que resultam em um regime autoritário pró-grande capital, com esmolas distribuidas aos que hoje, sem nada, aplaudirão agradecidos.
Seu sucesso tem a ver com algo, lamentavelmente, alimentado até por uma parte dos ditos segmentos progressistas da sociedade, quando deixam de separar o joio do trigo na vida partidária, e entram no cantochão puramente movimentista, focado em louvar o apartidarismo - "são todos iguais"-. Movimentismo limitado que concorre indiretamente ao fortalecimento dos objetivos daqueles que pretendem combater: os predadores privados da res publica.
Diante dos resultados do primeiro turno, o que se prevê para 6 de maio, quando Hollande e Sarkozy (o candidato de Merkel, a chanceler do III Reich) se confrontam em turno decisivo? O mais razoável é considerar uma vitória do medíocre socialdemocrata Hollande, cujo início de campanha pouco se diferenciava, em termos programáticos, daquilo que era dito por Merkozy (é assim que o tratam atualmente na Europa). Ele terá o apoio fechado de todas as correntes de esquerda (salvo os insignificantes sectários idiotas de sempre), enquanto entre os eleitores de LePen, apenas 60% se revelam pró-Sarkozy, segundo as pesquisas iniciais.
Mas será uma vitória muito mais consequente da mobilização da esquerda contra o governo atual, do que esperança concreta em alguma forma de mudança fundamental nas concepções reacionárias de reação à crise financeira impostas pelo governo alemão ao resto do continente. Por conta, no entanto, do crescimento acentuado dessa esquerda revolucionária durante a campanha, será bem menos pior do que se isto não tivesse ocorrido. Dentro de seu próprio partido, Madelaine Aubry, secretária-geral, lider de tendência bem mais combativa do PS, encontra na votação de Melenchon um argumento fundamental para impor algumas ousadias que pretendia implementar caso tivesse vencido as primárias contra Hollande. Está bem à sua esquerda, e obrigará Hollande a avanços que o picolé de xuxu socialdemocrata não assumiria caso não dependesse tanto do Front de Gauche.
Nada está decidido, porém. E mesmo com a vitória de Hollande, a crer na manutenção da austeridade e do terror contra conquistas sociais que a fórmula Merkel já conseguiu impor na Grécia, na Espanha e em Portugal, seria uma leviandade baixar as armas de defesa diante da ameaça LePen, cujas idéias básicas passam a ser abertamente defendidas por Sarkozy, como possibilidade única de alcançar os votos que precisa.
Ou seja; a França, sempre exemplar na história da luta de classes, vai ser um cenário fundamental na definição dos rumos do que poderá vir a ocorrer na Europa. E que os "verdes", especialistas em acertos de sustentabilidade dentro dos limites do capitalismo, e os movimentistas reduzidos à "indignação" de manifestações esporádicas, se dêem conta. O embate contra o nazi-fascismo ascendente na Europa não pode ser fragmentado, corporativista, e limitado a pequenas conquistas em políticas ambientais ou de gênero. O combate é universalizado. Contra o capital, na sua essência, portanto organizado em torno dos partidos políicos da esquerda revolucionária. 
  

Um comentário:

  1. De fato, "aterrorizante" é um bom adjetivo para o percentual de votos da extrema direita. Resta a esperança de que parte desses votos tenha sido apenas de protesto contra o governo de Sarkozy e que agora caminhe para Hollande. Adorei o artigo, Milton, e já compartilhei.

    ResponderExcluir