Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Destruindo a Siria


 É muito triste ver a Síria mergulhada numa guerra civil.

A imprensa ocidental e árabe liberal, está, como de praxe, manipulando números e informações.
Mas o regime de al-Assad, na verdade, da nomenklatura do Ba'ath, é verdadeiramente repressor.

Mas, não resta dúvida de que há uma guerra civil aberta. 
O pior é que as duas partes não cedem em milímetro para o diálogo, possibilitando a marcha pacífica para um regime aberto.

O presidente Bassar al-Assad lidera uma ditadura, mas não é o verdadeiro chefe do governo, pois precisa do apoio da nomenklatura e das burguesias de Damascoi e Alepo.
Al-Assad é visto pela nomenklatura do Ba'ath, por incrível que pareça, como um líder fraco e vacilante. Se dependesse deste grupo, o Massacre de Hama de 1982 seria o café da manhã.

Bassar al-Assad paga pelos erros, crimes e omissões. 
Paga pela liberalizaçãoi da economia que não resolveu os problemas econômicos do país e ainda aumentou a corrupção.
Paga por não ter feito uma abertura política verdadeira quando teve oportunidade no  início do mandato.
Paga por jamais ter respondido aos ataques israelenses à Síria. Foram 4 nos últimos 10 anos: 2003, 2006, 2007 e em 2011.
Paga por jamais ter condenado mundialmente a ocupação militar israelense das Colinas do Golá.
Paga pelo seu pai ter ajudado a isolar o Iraque nas guerras dos anos 1980 e 1990.
Paga pelo seu pai ter permitido milícias libaneses massacrarem muçulmanos sunitas e palestinos no Líbano, durante a guerra civil libanesa (1975-90).
Paga pelo seu pai ter perseguido cruel e implacavelmente os palestinos nas guerras libanesas (1975-90).

Mas, o pior de tudo é a paz que sustenta com Israel. Uma paz fria, tácita e tática, que não ousa dizer o nome, mas que agora cobra o alto preço em cadáveres. Como dizia Arafat, Assad é um leão com os libaneses e palestinos e um rato com Israel.
Agora, o regime de Assad pode até sobreviver com esta guerra civil, mas perderá a cada dia e a cada cadáver a legitimidade que a invasão israelense do Líbano em 2006 parecia lhe conferir.
Os supostos 200 mortos no último ataque a Homs não passam de uma manipulação da mídia ocidental e árabe liberal e os grupos armados são verdadeiramente terroristas.
Mas o regime de Assad faria um favor a todos se iniciasse o quanto antes o diálogo com a oposição autêntica (composta por nacionalistas, comunistas e socialistas) para uma transição de poder para suspender esta guerra cujo objetivo é a destruição da Síria. 

A situação se torna grave quando se sabe que Arábia Saudita, Catar, Turquia, França, Jordânia, Líbano e, claro, Israel e EUA não querem uma solução pacífica para a guerra civil na Síria. Pelo contrário, bancam uma guerrilha sectária e ultra-direitista.
Se o Brasil fosse menos racista, poderia ser mais ativo na região e, portanto, um interlocutor mais respeitado por todos na solução da guerra civil síria.
Enquanto isto, seremos obrigados a assistir diariamente o dilaceramento da Síria e as graves consequencias desta mais uma catástrofe no Oriente Médio.

Ramez Philippe Maalouf
Mestre em Geografia Humana - USP / Especialista em História das Relações Internacionais - UERJ
GeoPo - Laboratório de Geografia Política: (0xx11) 3091 - 1134 / (0xx11) 9669 - 8416

Nenhum comentário:

Postar um comentário