Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bancos e Cabral Fᵒ, "sujeiras" do grande capital

Aprendo em artigo de Chico Santos, publicado no Valor de hoje, que "o metrô da Cidade do México, com suas 11 linhas, 202 quilômetros e 175 estações, que retirou a capital mexicana da lista das mais poluídas do mundo, é praticamente contemporâneo dos seus pares de São Paulo (quatro linhas, 65,3 quilômetros e 58 estações) e do Rio de Janeiro (duas linhas, 46,2 quilômetros e 35 estações)"
Ou seja; enquanto o México retira carros e CO2 da sua principal metrópole, o Brasil, submisso às montadoras multinacionais que geram desemprego em seus países ao explorar nossa mão-de-obra mais barata, e sem transferir tecnologia (depois de 60 anos dessa montagem, vocês conhecem algum carro de fabricação nacional?), o governo brasileiro isenta IPI de carros, inundando nossas cidades desprovidas de qualquer transporte público racional e eficiente. 
Sergio Cabral, pendurado nas "amizades" com as concessionárias protegidas na Justiça pelo escritório de sua insígne esposa, ainda ousa gerar mais problemas ao invés de soluções com a extensão da linha 1 até a Barra. Ai de quem morar no meio do caminho...E faz isso contrariando projeto original que previa linha alternativa, via Humaitá. E por que o faz? Porque, com a omissão do alcaide atual, estendendo a linha 1, mantém a concessão atual ao grupo que não terá que concorrer em nova licitação, caso fosse iniciado o processo necessário de estabelecimento de rede ramificada de linhas e estações. 
Mas não ficam aí as aberrações resultantes da submissão do poder público - aqui e alhures - ao grande capital. Marfin Wolf,  editor e principal comentarista do insuspeitíssimo Financial Times, uma das bíblias do especuladores do "livre mercado", não hesita em propor medidas que reduzam o "perigo" que os executivos do sistema financeiro representam. Atentem para o primeiro parágrafo de seu artigo de hoje, "Formas de limpar essa sujeira":  "O escândalo da taxa interbancária do mercado de Londres (Libor) foi o último prego no caixão da reputação dos bancos. Depois da imensa crise financeira e da longa lista de escândalos, os bancos agora são vistos como firmas aproveitadoras e incompetentes comandadas por parasitas. Essa indignação com o que Paul Tucker, vice-presidente do Banco da Inglaterra, autoridade monetária do Reino Unido, chamou de "esgoto" é bastante natural. Mas, só a indignação não é capaz de modelar reformas". 
A tal introdução seguem-se sete propostas de controle sobre tais "parasitas", como forma de impedir a ação desse segmento legal do verdadeiro crime organizado, como se fosse impossível controlar a sanha predadora dessas bestas-feras enfatiadas. Mas mesmo estabelecendo tais limites, previne:
"Nunca iremos transformar os executivos financeiros em santos. Mas podemos mudar os incentivos que os influenciam, a estrutura das instituições e o foco da regulamentação. Mas podemos tornar esses executivos mais úteis e menos perigosos".
Ou seja; por ato falho, o próprio Martin Wolf reconhece que é possível, no máximo, reduzir a periculosidade da grande especulação financeira. Só falta reconhecer que, para eliminá-la, só há uma solução: a desconstrução do regime capitalista e sua substituição por um socialismo libertário 
http://www.valor.com.br/opiniao/2755526/formas-de-limpar-essa-sujeira#ixzz20yg1Uh1B

Nenhum comentário:

Postar um comentário