Quem sou eu

Minha foto
Jornalista, por conta de cassação como oficial de Marinha no golpe de 64, sou cria de Vila Isabel, onde vivi até os 23 anos de idade. A vida política partidária começa simultaneamente com a vida jornalística, em 1965. A jornalística, explicitamente. A política, na clandestinidade do PCB. Ex-deputado estadual, me filio ao PT, por onde alcanço mais dois mandatos, já como federal. Com a guinada ideológica imposta ao Partido pelo pragmatismo escolhido como caminho pelo governo Lula, saio e me incorporo aos que fundaram o Partido Socialismo e Liberdade, onde milito atualmente. Três filh@s - Thalia, Tainah e Leonardo - vivo com minha companheira Rosane desde 1988.

domingo, 2 de dezembro de 2012

A reunião do Diretório Nacional do PSOL - 02/12/2012

Dois dias de reunião do PSOL. Dois dias de intenso debate político que só os partidos de esquerda com perspectiva revolucionária podem fazer. Discussão sobre caminhos e métodos, onde a leviandade de alguns irresponsáveis da rede foi definitivamente desmoralizada. Dois dias que terminaram com uma excelente resolução política, votada consensualmente, na qual o destaque vai para a decisão de apresentar ao Supremo Tribunal Federal uma Ação de Inconstitucionaldiade (ADIN) - antecipadamente  elaborada na bancada da Câmara dos Deputados - contra a validade das leis que o governo Lula promulgou no desfazimento da Seguridade Social do Serviço Público. Uma ADIN que se funda na denúncia do vício de origem da aprovação daquela legislação, e  toda a consequente e posterior, por conta da decisão do próprio STF ao julgar e condenar responsáveis pela compra de votos naquilo que se convencionou caracterizar como  o "mensalão".
Nessa decisão política, propõe-se também um Plano de Ação com diversos itens fundamentais, onde destaco a imersão do Partido na luta de pela democratização dos meios de comunicação que operam por concessão pública, através de leis regulamentadoras brecando a continuada hegemonização do setor por um pequeno grupo de empresas privadas, quase todas transformando suas concessões em espaços de distorção, ideologização e manipulação do noticiário.
Ao lado deste lado positivo, impossível e desonesto não registrar o lado nagativo - aquele que faz predominar os que priorizam o comportamento burocrático de se concentrarem  em um denuncismo, não raro, desonesto -, marcado pela ação intencional de promover uma crise interna através de uma bateria de ataques contra as vitórias eleitoral e política, obtidas em Macapá e Belém. Falsa crise que, não por acaso, promoveu inúmeras manchetes na mídia conservadora de todo o País.
Foram claramente neutralizados. Por ampla maioria, e por conta de intervenções brilhantes do Senador Randolfe Rodrigues; do prefeito Clécio Luis - ambos pelo Amapá - e Edmilson Rodrigues, deputado combativo que por pouco deixou de vencer o segundo turno, mas que, por excelente campanha socialista de primeiro turno, conseguiu garantir a eleição da maior bancada de vereadores da Câmara de Vereadores de Belém.
Ficou definida uma maioria política voltada para luta permanente e quotidiana pelos interesses do mundo do trabalho, contra o autoritarismo dos representantes do grande capital, mobilizando massas em torno do partido que se afirma, crescentemente, como a alternativa mais expressiva de uma oposição de esquerdà a, por um lado, o lulopragmatismo populista e, por outro, à direita mais reacionária e tradicional, dos tucano-pefelistas, eufemisticamente apelidados de "democratas". Uma política não só apoiada pela maioria representaitiva - a votação mais apertada foi 35 a 26 - da direção partidária, como pela ampla maioria representativa dos parlamentares mais expressivos - com destaque para Chico Alencar (ausente por razões de saúde mas que marcou sua posição em carta enviada à reunião) e Marcelo Freixo, em comunicação direta ao nosso presidente, Deputado Ivan Valente.
Luta que Segue, portanto, com um PSOL que orgulha a esquerda social, que não se rende nem se vende!!!

4 comentários:

  1. assim que se faz democracia verdadeira discutindo e chegando a pontos comum parabens a todos nosso diretorio nacinal por um debate amplo mas serio

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da parte sobre a ADIN. Quanto ao resto do texto, sem entrar - aqui - no mérito, diria que há um excesso de adjetivos que não acrescentam nada a coisa nenhuma. Jornalismo bom é pouco adjetivo, camarada Milton. Pelo menos do meu humilde ponto de vista. Saudações socialistas.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a crítica da Renata quanto ao excesso de adjetivos, mas debito-o ao excesso de temperatura e o destempero público registrados nas críticas que expuseram o PSOL a manchetes degradantes na grande mídia conservadora

    ResponderExcluir
  4. Milton, parabéns pelo texto. Me permita fazer uma correção, a votação que você cita, foi 34 a 24 com duas abstenções. Logo, a votação mais "apertada" seria a que se consolidou nos outros dois temas: 35 a 26.

    Abraços,

    Rodrigo

    ResponderExcluir